Assessoria de imprensa
Com cerca de 2.000 publicações espontâneas geradas para seus clientes em menos de 12 meses somente neste ano de 2022, e com 20 anos de experiência em comunicação empresarial, a Rotas Comunicação é referência nos serviços de assessoria de imprensa por oferecer um olhar personalizado a cada empresa assessorada com estratégias exclusivas para a geração de ótimos resultados nas mídias digital e impressa.
A Rotas Comunicação oferece planos de assessoria de imprensa desenhados para atender empresas de vários portes, além de ações pontuais para eventos, lançamentos de empresas, produtos e serviços, e suporte a outras agências de comunicação. Conta com mailing de mais de 30 mil jornalistas no Brasil e exterior, além da inserção de serviços das principais agências e divulgadores de notícias. Por isso, dependendo da estratégia realizada e por conta da expertise em comunicação avançada, consegue garantir no mínimo 35 inserções na mídia até mais de 100 em uma única ação (com base no teor jornalístico das informações coletadas).
Para se destacar, assessoria de imprensa é um instrumento necessário e impactante nos resultados e na vida institucional de uma empresa. Com a tecnologia e as novas formas de fazer e desenvolver negócios, a divulgação de conteúdo eficaz e de qualidade para diversas mídias diferencia marcas e organizações. Além disso, a assessoria de imprensa mantém uma comunicação eficaz com o mercado e público-alvo, fortalece valores e diferenciais.
Pincipais objetivos
- Desenvolver comunicação e conteúdo eficaz para a mídia. A assessoria de imprensa é o principal elo entre a empresa e a imprensa.
- Transformar clientes (empresas, produtos e serviços) em notícias de forma constante com informações relevantes ao universo jornalístico.
- Conquistar espaços espontâneos e de destaque na mídia por meio de uma comunicação eficaz e personalizada ao público e ao canal que se pretende atingir.
- Contribuir para a promoção de empresas, produtos e serviços.
- Gerar visibilidade às empresas, fortalecer marcas/imagem institucional.
- Gerar autoridade no mercado aos representantes de empresas (porta-vozes) como fontes de informações em seus setores.
Metodologia (alguns destaques)
- Expertise em estratégias de comunicação aos meios digitais e impressos.
- Relacionamento constante com os clientes com o objetivo de entender de forma detalhada a filosofia da empresa.
- Traduzir informações dos clientes à linguagem jornalística para os melhores resultados. Desenvolver press releases ou press books quem sigam o padrão jornalístico, com criterioso desenvolvimento, revisão e edição.
- Monitorar e levantar informações de mercado. Isso significa ampliar possibilidades de divulgação.
- Planejamento e consultoria em comunicação às empresas conforme as suas estratégias. Suporte com ações criativas e eficazes que envolvam ou despertem o interesse da mídia.
- Relacionamento e credibilidade com jornalistas por levar assuntos de interesse das editorias.
- Atendimento à imprensa de forma rápida e eficaz.
- Suporte ao cliente no contato com a imprensa, 360º (entrevistas, ações e eventos que envolvam jornalistas, etc).
Media Training
Os porta-vozes das empresas, responsáveis pelas entrevistas e comunicação direta com a imprensa, interferem de forma significativa nos resultados obtidos.
Por isso, a Rotas Comunicação oferece o atendimento e suporte coerente com os valores e estratégias da empresa, com o objetivo de obter o máximo de aproveitamento.
Desenvolve políticas de conduta e/ou treinamentos a fim de capacitar os interlocutores e assegurar ótimos resultados em entrevistas e apresentações junto à imprensa.
Gestão de Crise
Com base no monitoramento de informações, no relacionamento constante com clientes e no conhecimento dos seus produtos e serviços, a Rotas Comunicação desenvolve planejamento para prevenir e administrar momentos da crise para minimizar os efeitos gerados na mídia e reconquistar a confiança da empresa/marca.
Relatórios de resultados
Através de ações focadas, entregamos relatórios periódicos das matérias divulgadas, feitos de forma quantitativa (custos aproximados de espaços obtidos espontaneamente em impresso/internet/rádio e tv), e/ou de forma qualitativa (por ordem de importância e/ou abrangência conforme as necessidades e público-alvo da empresa).