O que é mídia espontânea?
Um dos objetivos da assessoria de imprensa é a geração de mídia espontânea. Mas é comum pessoas que não são ligadas ao setor perguntarem: “o que isso significa?”. Atualmente, com a internet e as publicações patrocinadas, pode existir a confusão sobre a diferença do trabalho de assessoria de imprensa com o de uma agência de publicidade. São dois trabalhos distintos e complementares.
No caso das publicações patrocinadas a empresa paga por um espaço no veículo de comunicação. Desta forma, esse conteúdo pago é moldado conforme o interesse do anunciante o que não significa que tenha, necessariamente, valor jornalístico. Em alguns casos a empresa pode até mesmo patrocinar um conteúdo informativo que, de alguma forma, evidencie uma marca ou produto. E isso deve ser feito de forma transparente, deixando claro ao leitor que a matéria é um pay post ou branded content, por exemplo. Agora, no trabalho de assessoria de imprensa não existe atrelamento comercial nas matérias publicadas nos jornais, nas revistas e na internet. Ou seja, não são matérias pagas. São matérias espontâneas. Dessa forma, a assessoria de imprensa deve ter o conhecimento necessário para identificar quais ações e acontecimentos relacionados a uma empresa se encaixam nos critérios de “noticiabilidade” para que seja possível oferecer ao jornalista uma sugestão de pauta pertinente ao seu veículo, à sua editoria e aos leitores.
A assessoria de imprensa faz a ponte entre as empresas e a imprensa, que por sua vez, vai difundir as informações ao público, se for de interesse (jornalístico). O assessor, que – aqui na Rotas Comunicação – também é jornalista, identifica o que pode ser notícia (espontânea) e a apresenta à imprensa. Os resultados são obtidos quando as ações da empresa, jornalistas e público alvo são alinhadas pelos seus interesses comuns.
Foto: Pixabay
Equipe Rotas Comunicação