Mídias sociais e negócios
Por que é vantagem para a sua empresa contratar jornalistas para desenvolverem os conteúdos de mídias sociais? Porque esses profissionais são especializados em escrever para públicos de diferentes perfis. É o mesmo caso de quando se escreve para um jornal de bairro, por exemplo. O jornalista entende que a linguagem e o conteúdo desenvolvidos devem ser direcionados, principalmente, para as pessoas que moram naquela localidade. Eles sabem que tipo de conteúdo buscar, como filtrar as melhores informações e, também, estruturar a linguagem de acordo com o veículo e com as características dos seus leitores.
A mesma linha de raciocínio serve para uma página de mídia social. A diferença é que se tratam das informações de uma empresa, produto, pessoa pública ou serviço, geralmente para seus clientes e potenciais consumidores, além dos “brand lovers”.
Lembre-se: para ter uma mídia social e gerar negócios, o conteúdo não deve necessariamente ser bonito para você, mas deve ser moldado de forma a atrair e informar quem compra o seu produto.
Nessa lógica, é fundamental que o tipo de conteúdo e a linguagem sejam apropriados para que o canal tenha sucesso, ou seja, para obter engajamento de quem se pretende atingir além de contribuir para manter e desenvolver a marca no mercado. Há ainda quem pensa que o volume de pessoas que curte uma determinada página social é diretamente proporcional ao sucesso da mesma. Pode sim, em casos, se enquadrar nessa situação, mas de forma estratégica e institucional. Entretanto, para a geração e a promoção de negócios, a qualidade do público alvo a ser atingido por meio das mídias sociais é determinante. Dessa forma, saber filtrar o tipo de pessoas e utilizar as melhores ferramentas para uma campanha ou ação, por exemplo, são muito eficazes, em conjunto com o tipo e a qualidade de conteúdo/ imagem e o formato de linguagem.
Outros elementos muito usados por empresas nas mídias sociais são os anúncios publicitários. Use-os com cautela! É importante entender, antes de mais nada, o principal propósito das mídias sociais. No caso de páginas como Instagram e Facebook, elas foram criadas, em sua essência, para servirem como uma rede de amigos, básico. E o que os amigos postam? Compartilham momentos, viagens e confraternizações especiais, itens diversos que curtem (de roupas a pensamentos), ideologias, e assim por diante. Eles não postam (pelo menos é raro ver) anúncios de suas experiências.
No caso empresarial, apesar de os anúncios serem muito eficazes em determinados momentos, é importante se lembrar da essência desses canais: a humanização. Há ainda, lógico, as técnicas por trás dessas mídias para melhor aproveitamento, o acompanhamento das novas tecnologias, dos elementos que surgem a todo momento e das estratégias como: atividades, ações e eventos envolvendo, por exemplo, influenciadores, e ações impactantes que conectem com seu próprio público.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e bons negócios!
Equipe Rotas Comunicação